SISU 2016


Cronograma SiSU 2016

Atualizada em:

Confira o cronograma de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), primeira edição de 2016

Cronograma SiSU 2016. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma da primeira edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)As informações estão no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30 de dezembro de 2015.

As inscrições estarão abertas de 0h de 11 de janeiro até 23h59 de 14 de janeiro. A chamada regular única contendo o resultado do SiSU 2016 será feita diretamente pelo sistema do SiSU será liberada no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados nesta chamada deverão se matricular nos dias 22, 25 e 26 de janeiro.

Lista de Espera SiSU 2016

Após a chamada regular, o estudante terá de 0h do dia 18 até 23h59 do dia 29 para manifestar interesse em compor a lista de espera, unicamente para a primeira opção de curso.

Vagas SiSU 2016

O número de vagas aumentou: são 228 mil, em relação a 205,5 mil no ano anterior. Além disso, cinco instituições públicas aderiram ao sistema: de 128, passou a 131 em 2016. Para poder se candidatar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, e não ter zerado na redação. As notas do exame serão divulgadas no dia 8 de janeiro.

O Sistema de Seleção Unificada - SiSU

O Sisu é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior, acontecendo duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre. Para se candidatar às vagas é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.

Provas do Enem 2015

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2015, foram realizadas de 25 de maio a 05 de junho. As provas foram realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. Por meio das notas obtidas nas provas do exame os candidatos garantem o direito de concorrerem a vagas em cursos de nível superior em instituições públicas ou privadas de ensino através de programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por meio do Fies é possível conseguir crédito financeiro para pagamento das mensalidades de cursos em instituições particulares.