SiSU 2014: prazo de inscrições termina na sexta-feira (10)

Atualizada em: 09/01/2014

Inscrições no SiSU 2014 podem ser realizadas pelos candidatos de 6 a 10 de janeiro de 2014

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O Ministério da Educação (MEC) confirmou o prazo de inscrições para o SiSU 2014 do primeiro semestre. A data já havia sido divulgada em nosso portal, uma vez que o Instituto Federal do Ceará (IFCE) já havia divulgado essa informação. Para se inscrever o candidato não pode ter zerado a redação do Enem 2013, que teve como tema Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil.


Inscrições SiSU 2014

O prazo de inscrições para o SiSU 2014 será de 6 a 10 de janeiro de 2014. A divulgação do resultado está prevista para o dia 13 de janeiro de 2014. Uma vez abertas as inscrições para o SiSU 2014, o candidato deverá acessar o site oficial pelo link http://sisu.mec.gov.br/. Após informar o número de inscrição e a senha do Enem 2013 será possível acessar o sistema, e se inscrever em até duas opções de curso. O candidato pode alterar as opções de curso enquanto as inscrições estiverem abertas (até as 23h59 do dia 10 de janeiro, considerando o horário oficial de Brasília). Caso tenha dúvida, o estudante pode acompanhar passo a passo como se faz a inscrição no SiSU 2014.


Dois cursos podem ser escolhidos no SiSU 2014

As vagas são disputadas de acordo com as notas do Enem. Quando o candidato insere no site o número de inscrição do Enem e a senha, o SiSU recupera, automaticamente as suas notas obtidas no exame.

Ao se inscrever no SiSU, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar estas opções durante todo o período de inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Pela lei federal de cotas, as instituições devem reservar pelo menos 25% das vagas do Sisu para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso por modalidade de concorrência. A nota de corte é a menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados. Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato a monitorar sua inscrição e não é garantia de seleção para a vaga ofertada.

Durante o período de inscrição o candidato pode consultar sua classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser vista pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera.


Cronograma do Sisu 2014
Início das inscrições: 6 de janeiro
Fim das inscrições: 10 de janeiro (às 23h59 do horário de Brasília)
Primeira chamada: 13 de janeiro
Matrícula da primeira chamada: 17, 20 e 21 de janeiro
Segunda chamada: 27 de janeiro
Matrícula da segunda chamada: 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro
Inscrição na lista de espera: 27 de janeiro a 7 de fevereiro (às 23h59)