SISU 2016


Inscrições SiSU 2016

Atualizada em:

Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), primeira edição de 2016, iniciam dia 11 de janeiro

Inscrições SiSU 2016. A primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016 vai disponibilizar 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O cronograma do SiSU 2016 do primeiro semestre foi divulgado pelo Ministério da Educação.

Inscrições SiSU 2016

As inscrições começam no dia 11 de janeiro e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro. Para disputar as vagas os candidatos precisam, necessariamente, ter participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota na prova de redação que não seja zero. O resultado do Enem será divulgado na próxima sexta-feira (8), segundo o MEC. São ofertadas mais de 228 mil vagas no SiSU 2016.

Como funciona o SiSU

O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos, de acordo com o desempenho no Enem. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vagas. Durante o período de inscrição é possível verificar a nota de corte de cada curso e mudar a candidatura, otimizando as chances de aprovação.

Resultado SiSU 2016

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada. Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos da lista. Pelo Sisu, os candidatos que fizeram o Enem disputam vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Provas do Enem 2015

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2015, foram realizadas de 25 de maio a 05 de junho. As provas foram realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. Por meio das notas obtidas nas provas do exame os candidatos garantem o direito de concorrerem a vagas em cursos de nível superior em instituições públicas ou privadas de ensino através de programas do governo como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por meio do Fies é possível conseguir crédito financeiro para pagamento das mensalidades de cursos em instituições particulares.