SiSU 2014: entenda as notas de corte

Atualizada em: 06/01/2014

Uma vez por dia o SiSU calcula as notas de corte para cada curso

Na primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), 54 das 59 universidades federais do país abriram vagas pelo programa. No ano passado, foram 43 as instittuições que aderiram ao SiSU. Houve, também, a expansão de 32,5% no número de vagas que passou de 129.319, em 2013, para 171.401 este ano.

A partir da madrugada desta segunda para terça-feira, a partir das 2h da manhã, o Inep divulgará as notas de corte referentes a esse primeiro dia de inscrições do SiSU 2014.


Como é calculada a nota de corte de cada curso que o Sisu informa como referência?

Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.


O que é a classificação parcial?

Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e em seu boletim de acompanhamento o candidato pode consultar a sua classificação e resultado final.

Sistema de Seleção Unificada - SiSU 2014

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2014 o estudante que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e que tenha obtido nota acima de zero na prova de redação. As notas do Enem 2013 foram divulgadas na noite de sexta-feira, dia 03 de janeiro. Pela lei federal de cotas, o SiSU deve reservar pelo menos 25% das vagas para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.


Cronograma do SiSU 2014
Início das inscrições: 6 de janeiro
Fim das inscrições: 10 de janeiro (às 23h59 do horário de Brasília)
Primeira chamada: 13 de janeiro
Matrícula da primeira chamada: 17, 20 e 21 de janeiro
Segunda chamada: 27 de janeiro
Matrícula da segunda chamada: 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro
Inscrição na lista de espera: 27 de janeiro a 7 de fevereiro (às 23h59)