Como funciona o SISU

Atualizada em: 29/05/2018

Entenda como funciona o SiSU, que seleciona candidatos a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Sistema de Seleção Unificada(SiSU) é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC). As instituições de ensino superior disponibilizam as vagas de seus cursos no SiSUaos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O calendário do SISU 2018 do segundo semestre foi divulgado pelo Inep.

A seleção por meio do SiSU ocorre duas vezes ao ano: a primeira delas é para entrada no primeiro semestre, e a outra para o segundo semestre. Muitos estudantes nos escrevem relatando ter dificuldade para utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) durante o processo de escolha dos cursos e instituição de ensino. Sendo assim, preparamos um breve tutorial com algumas informações úteis.

Sistema de Seleção Unificada 2018 - Segundo Semestre

1. O primeiro passo é relembrar o login e senha de acesso fornecidos durante a inscrição do Enem, que serão necessários para acessar o site do SiSU. Então, o aluno deverá acessar o site do SiSU com este login e senha. O sistema estará disponível para se inscrever no prazo de 12 a 15 de junho de 2018.

2. Logo que o acesso ao site do SiSU for realizado, o estudante deverá efetuar a confirmação dos dados. Caso tenha algum dado errado, o estudante deve corrigi-lo antes de realizar a confirmação e certificar-se de que o email informado é válido.

3. Na sequencia, o candidato deverá efetuar a pesquisa do curso por cidade e instituição de ensino. Será exibida a informação do número de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.

4. Faça a escolha dos dois cursos nos quais pretende concorrer. É importante que o candidato se atente à 1ª opção de curso.

ATENÇÃO: o candidato aprovado em 1ª chamada no curso de 1ª opção será automaticamente excluído das demais listas do SiSU, mesmo não fazendo a matrícula. Portanto, o candidato deve colocar como 1ª opção realmente o curso que tem interesse, pois sendo chamado em 1ª opção, não há como tentar concorrer pela 2ª opção.

5. A cada madrugada a partir do segundo dia de inscrições (após 2h da manhã), o sistema automaticante divulga as notas de corte e a classificação parcial do candidato em cada um dos cursos escolhidos.

6. Uma vez divulgada a nota de corte é interessante que o candidato faça um acompanhamento para ver sua posição. Sendo assim é possível avaliar e decidir se mantém esta opção de curso ou se troca por outro. Como as notas de corte são atualizadas todos os dias, é importante que o candidato acompanhe diariamente, pois em um determinado dia a nota de corte pode ter caído, mas ter subido no dia seguinte.

7. No dia 15 de junho às 23h59 o sistema do SiSU encerra as inscrições. Os candidatos que estiverem acima do ponto de corte daquele dia serão convocados em chamada única no dia 18 de junho. Não haverá divulgação de segunda chamada.

9. Os candidatos que não forem selecionados e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula, poderão manifestar interesse de participar da lista de espera. O prazo para declarar interesse será de 22 a 27 de junho. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

ATENÇÃO: Certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

As datas de divulgação das chamadas, bem como o número de chamadas, são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SiSU.

Comentários