Inscrições SISU 2019

Atualizada em: 23/11/2018

Inscrições Sisu 2019 - Passo a passo de como realizar a sua inscrição para o SISU 2019 usando a nota do Enem 2018. Requisitos, Nota de corte, lista de espera, resultado

Inscrições SiSU 2019

O Ministério da Educação divulgou o período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), edição 2019. O edital do SISU 2019 foi publicado nesta quarta-feira, dia 21 de novembro. O prazo de inscrições do SISU 2019 será de 22 a 25 de janeiro. As vagas disponíveis poderão ser ocupadas por estudantes que tenham realizados as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018. A cada ano cresce o número de instituições que oferecem vagas pelo sistema, de tal modo que o número de vagas disponíveis costuma aumentar.

As inscrições para o processo seletivo do SiSU 2019 podem ser realizadas no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. As inscrições são gratuitas. Os candidatos precisam ficar atentos ao cronograma do processo seletivo, que será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Como se inscrever no SiSU 2019

Ao longo de 2019 serão realizados dois processos seletivos do SiSU 2019, sendo um em janeiro e o outro em junho. No ato da inscrição o candidato deverá informar o número de inscrição do Enem 2018, bem como a senha utilizada naquele processo seletivo.

Os candidatos deverão escolher duas opções de curso: a primeira deve ser o curso de maior interesse do candidato, je a segunda deve ser um curso que o candidato fique satisfeito caso não seja contemplado com a primeira opção. Caso ele não seja chamado na primeira opção, mas seja chamado na segunda opção, ele poderá iniciar o curso e continuar concorrendo na primeira opção. Se ele for chamado na primeira opção, mas optar por não se matricular, ele perderá o processo seletivo, não sendo chamado na segunda.

Outra escolha que deve ser realizada pelos candidatos será qual a modalidade de vagas que desejam concorrer. Há modalidade de ampla concorrência e as destinadas a atender as políticas afirmativas, Lei de Cotas. Vale lembrar que mesmo candidatos que optam por vagas destinadas a Lei de Cotas têm que observar a nota de corte exigida para o curso pretendido.

O candidato pode durante o período de inscrições acompanhar a nota de corte dos cursos em que está concorrendo uma vaga no SiSU 2019. O sistema divulga a nota de corte na madrugada a partir do segundo dia de inscrições. É permitido também alterar as opções de curso e o sistema validará sempre a última opção informada pelo candidato.

Resultado SiSU 2019

O resultado do SiSU 2019 será divulgado no dia 28 de janeiro de 2019. O sistema informatizado selecionará os candidatos melhor colocados considerando-se as notas obtidas no Enem 2018, número de vagas ofertadas e modalidade de concorrência.

Algumas instituições de ensino superior atribuem pesos diferentes para as notas obtidas nas provas do Enem e podem utilizar processos seletivos complementares para preencher as vagas no SiSU 2019.

Os candidatos que forem selecionados com a primeira opção de curso terão que procurar a instituição de ensino e efetivar a matricula para o curso. Já aqueles que forem selecionados para a segunda opção podem realizar a matricula ou optar em participar da Lista de Espera do SiSU 2019.

Na lista de espera do SiSU 2019 serão disponibilizadas vagas eventualmente não preenchidas no processo seletivo regular. No entanto, apenas os candidatos que forem selecionados com a segunda opção de curso podem manifestar o interesse em participar da lista de espera.

Enem 2018

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.

Desde que passou a ser usada como critério de seleção de diversas universidades, além de ser requisito para programas como o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade Para Todos), a prova se tornou o maior vestibular do país.

Comentários