Lista de Espera do SISU 2019 tem mudanças

Atualizada em: 26/11/2018

MEC divulga edital do SISU 2019 e apresenta mudanças nas regras da lista de espera do SISU 2019

Lista de Espera do SISU 2019

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma e regras para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019, usado para selecionar estudantes pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em 130 instituições públicas de ensino superior do país. O edital do SISU 2019 já pode ser acessado.

Como se inscrever no SISU 2019?

Os candidatos interessados em concorrer a uma vaga nas universidades deverão se inscrever de 22 a 25 de janeiro de 2019 pela internet. Podem concorrer às vagas do Sisu 2019 os estudantes que tenham feito o Enem 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação. Além disso, os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

Mudança na lista de espera do SISU 2019

A principal novidade no SISU 2019 é a mudança na lista de espera. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Neste ano, a regra mudou. Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC, a mudança na lista de espera é para permitir "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu." A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Quando sai o resultado do SISU 2019?

A previsão é de que o resultado do SISU 2019 seja divulgado em 28 de janeiro. A primeira edição do processo seletivo de 2019 será constituída de uma única chamada regular e o resultado será divulgado no dia 28 de janeiro de 2019. Já as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados deverão ser feitas nas instituições para as quais foram selecionados, na chamada regular, entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 2019. Os escolhidos devem observar, porém, os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

Calendário do Sisu 2019

Inscrições: 22 a 25 de janeiro

Resultado: 28 de janeiro

Página: http://sisu.mec.gov.br/.

Comentários